Compartilhar

PIRÂMIDE OLFATIVA: CONHEÇA A ESTRUTURA DO SEU PERFUME

Você já teve a impressão de que o seu perfume muda de aroma com o passar das horas? Que o cheiro que fica na pele é diferente da primeira borrifada que você aplicou? Se sim, saiba que não é mera impressão.

O perfume realmente pode mudar de aroma conforme o passar dos minutos e horas. Isso se dá devido a sua estrutura e é sobre isso que vamos falar nesse post.

PIRÂMIDE OLFATIVA

Você já deve ter ouvido por aí sobre notas de perfume, mas afinal, o que significa isso?

As notas olfativas são a combinação equilibrada de substâncias aromáticas, responsáveis por dar ao perfume uma personalidade única. São divididas, basicamente, em três categorias:

NOTAS DE SAÍDA OU CABEÇA

São as primeiras notas a serem sentidas assim que você borrifa o perfume.

Como são a “primeira impressão” que você terá do perfume, essas notas costumam ser escolhidas estrategicamente para despertar o interesse de quem está sentindo o aroma pela primeira vez.

Elas costumam ser refrescantes, cítricas e aromáticas para encantar de imediato. Seus ingredientes costumam ser ligeiros, voláteis e evaporam com facilidade após o perfume “secar” na pele. O ideal, para se ter uma noção mais completa do aroma de um perfume, é aplicá-lo e aguardar alguns minutos para sentir o aroma “base”, aquele que vai ficar por mais tempo na pele.

NOTAS DE CORPO OU CORAÇÃO

Logo depois que o perfume “seca” na pele, as notas de Corpo, também conhecidas como notas de Coração aparecem. Elas são a base e a identidade do perfume. Elas representam, geralmente, 40% da fórmula e são formadas por essências menos voláteis que as de saída, logo, duram mais tempo na pele.

É bem comum encontrar entre os ingredientes das notas de Corpo as flores, folhas e especiarias, como o escentric 01, que possui um acorde sensual e nada convencional, tendo como notas de Corpo o Hedione (óleo essencial de Jasmim) e Orris (raiz de Íris, floral).

NOTAS DE FUNDO OU BASE

Já as notas de Fundo ou Base, como também são conhecidas, são responsáveis por atribuir a durabilidade das fragrâncias. Elas são formadas por matérias-primas que possuem moléculas com alto peso e bem pouco voláteis, por isso evaporam bem lentamente.

Os aromas que compõem essas notas demoram um pouco mais a serem percebidos, é possível que apareçam horas após a aplicação. Assim como as notas de Corpo, as notas de Base equivalem a um percentual bem considerável do perfume, ficando entre 40% e 50% da fragrância.

CURIOSIDADE ESPIRITO BIRD

Você sabia que o Molecule 01 – perfume com representação comercial exclusiva pela Espirito Bird no Brasil – possui um única nota de Saída, Corpo e Base? Trata-se da molécula Iso E Super.

Esse perfume possui acorde amadeirado, almiscarado (quente, suave, delicado), sensual e aveludado.

Seu maior diferencial é sua ativação que acontece através dos hormônios, variando o aroma de acordo com cada pessoa, ou seja, se transforma na pele, proporcionando um aroma único.

Curtiu descobrir um pouco mais sobre o mundo dos perfumes? Navegue em nosso site e conheça nossas fragrâncias exclusivas.

Enjoy!

perfumes
perfumes
Compartilhe:

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Segurança
  • Norton Secured
  • Google Safe Browsing
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp